in

Seus cabelos caem mais nestes meses do ano e isto é o que vai barrar o problema



tranca cabelo loira 0918 400x800
KIRAYONAK YULIYA / Shutterstock

Se periodicamente você observa uma intensificação na queda de suas madeixas, não precisa se preocupar, especialmente se for nessas duas estações do ano. Segundo um estudo realizado por especialistas das universidades John Hopkins e Washington, os fios capilares caem com maior intensidade no verão e no inverno. Mas ainda assim, existem formas de prevenir!

Queda dos fios nas estações

Os pesquisadores perceberam que durante o outono e verão as pesquisas na Internet sobre queda de cabelo aumentavam significativamente. Segundo os autores do trabalho, esse fato condiz com os dados observados sobre a queda dos fios estar relacionada as estações do ano, porém o motivo ainda não é conclusivo.

Uma das hipóteses defende que o aumento na queda durante o outono ocorre para que se tenha mais fios no inverno. Dessa forma, assim como vemos com outros animais, os humanos se protegeriam melhor do frio.

outono folha caindo 0317 400x800
borchee/istock

Outra hipótese está relacionada a produção do hormônio melatonina, responsável por regular nosso relógio biológico e o ciclo de sono – mas que também fortalece as madeixas. A produção desse hormônio é elevada à noite e cai durante o dia. Assim, como o inverno tem dias mais curtos e noites mais longas, teríamos aumento de melatonina e menor queda de cabelo – ao contrário do que o verão.

Como evitar queda de cabelo

cachos sol verao 400x1000 216
pixdeluxe/istock

Ainda que não se possa influenciar nas estações do ano, ou na forma como nossa fisiologia se comporta diante dessas estações, há maneiras comportamentais que podem prevenir a queda dos fios e, por isso, é sempre bom de tê-las em mente.

Higiene dos fios

É aconselhável lavar o cabelo com certa frequência usando shampoos de qualidade e adequados para o seu tipo de cabelo, que não vão maltratá-lo ou enfraquecê-lo.

Dieta equilibrada

Tanto uma dieta muito restritiva quanto uma com abuso de alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos, podem ser prejudiciais para o seu couro cabeludo. Os nutrientes que fortalecem o cabelo também vêm dos alimentos que comemos e os melhores para mantê-lo saudável e forte são: frutas e legumes, carne vermelha, peixes, azeite de oliva e nozes.

escova cabelo pentear 217 400x800
vadimguzhva/istock

Escovação

Manter o cabelo limpo e penteado é importante também para evitar o enfraquecimento. Embora alguns mitos sobre a queda relacionam o fato de escovar com o fato de cair mais cabelo, se você usar uma boa escova e não escová-lo de forma agressiva, só vai remover as fibras que já caíram.

Remédios naturais

Existem alguns remédios naturais que, pelas suas propriedades, estimulam o crescimento do cabelo, diminuindo sua queda. Alguns deles são:

  • O chá verde, por suas propriedades antioxidantes.
  • A cebola roxa, por sua quantidade de enxofre.
  • Alguns óleos essenciais como lavanda, alecrim ou tomilho.
  • O feno-grego, cuja semente contém proteína e ácido nicotínico que ajuda o crescimento do cabelo.
  • A babosa por sua quantidade de minerais, vitaminas e fitonutrientes.
  • A raiz de alcaçuz, porque inibe a ação da dihidrotestosterona, um hormônio que afeta a perda de cabelo.
  • A linhaça, por seus ácidos graxos, ômega 3.
  • A beterraba, por sua vitaminas B e C e minerais.

Loções antiqueda

Os tratamentos por via tópica também podem ser eficazes. Converse com seu dermatologista a respeito. Existem no mercado algumas soluções que promove o crescimento do cabelo e espessamento do couro cabeludo.

Cuidados com o cabelo

(Visto em Vix)

Isto é tudo o que deveríamos saber sobre fazer dieta durante a amamentação  

Depois de término, Pete Davidson faz mudança radical no cabelo; Ariana explica indireta ao ex e novo álbum!