in

Fenômeno ainda mais comum na 1ª gestação surpreende Sabrina: “Não sou a única doida”



sabrina sato montagem 018 400x800 0
Divulgação/Paulo Troya | Leo Franco/AgNews

Sabrina Sato está entrando na reta final da gravidez de sua primeira filha, da união com o ator Duda Nagle, e tem dividido diversos detalhes desse momento novo em sua vida.

Mais recentemente, a apresentadora compartilhou com seus seguidores uma situação bastante comum entre as gravidinhas, principalmente aquelas que estão no último trimestre da gestação.

Sonhos estranhos na gravidez

Em seu Instagram a artista revelou estar tendo alguns sonhos bem exóticos em relação à filha nos últimos tempos.

"Outro dia sonhei que minha bebê nasceu com todos os dentes, com o sorriso igual ao meu, depois sonhei que nasceram 2 bebês com barba. […] Todos os sonhos mais estranhos e esquisitos que puderem imaginar estou tendo. Não dá nem pra contar pra analista", escreveu na legenda.

A futura mamãe continua e revela que descobriu ser normal ter esse tipo de sonho a medida que o parto se aproxima.

"E descobri que isso faz parte da gestação. Que é comum para as grávidas. Fiquei tão feliz de saber que não sou a única doida. Quem mais aí tem passado por isso? Contem pra mim, quero me sentir mais normal", finalizou.

Ter sonhos estranhos na gravidez é normal?

Para que o desenvolvimento de um bebê aconteça, o corpo feminino passa por uma série de mudanças causadas, principalmente, pelo hormônio progesterona. É a soma deste fator com os medos normais em relação a nova situação que resultam em sonhos bem estranhos.

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa do Sono do Hospital Sagrado Coração, de Montreal, Canadá, o sonho em gestantes é bastante comum, principalmente entre as que estão em sua primeira gestação.

gravida mao barriga 0518 400x800
ESB Professional

Mães de primeira viagem são mais suscetíveis a apresentarem os episódios, de acordo com o levantamento realizado com 119 grávidas.

As que engravidaram pela primeira vez – que era representado por 59 mulheres (das quais 37 estavam no início da gestação e 22 no terceiro trimestre) – tendiam a ter sonhos com características mórbidas, que pareciam traduzir a ansiedade de conhecer o filho e a necessidade de ter certeza de que está tudo bem com ele.

gravida dormindo travesseiro 0918 400x935
Por B-D-S Piotr Marcinski/ShutterStock

O estudo também constatou que os padrões de sonho a partir do sétimo mês de gestação começam a mudar. Os principais sonhos nessa fase têm a ver com as representações de como será a maternidade, características imaginadas da criança e temas relacionados ou não com a gestação, no geral.

É importante lembrar que a interpretação onírica não é uma ciência exata, porém, de acordo com a pesquisa, o conteúdo mórbido mais frequente no final da gravidez sugere que os desafios psicológicos da gestação são refletidos em um tom emocional geralmente mais disfórico no conteúdo do sonho.

mulher gravida dormindo 0518 400x800
ambrozinio/Shutterstock

De acordo com os especialistas, a explicação está diretamente relacionada às alterações hormonais e emocionais, podendo representar a ansiedade da mulher em viver essa nova fase.

A mulher também deve procurar um profissional que possa acalmar esse momento de ansiedade, caso os sonhos estejam despertando sintomas que, de alguma forma, atrapalhem o momento pelo qual a futura mamãe está passando.

Significados dos sonhos mais comuns

De acordo com Hillary Grill, autora do livro "Dreaming For Two" ("Sonhando por Dois"), os sonhos mais comuns das grávidas estão relacionados à água, terra, animais, sexo e relacionamentos passados.

mar agua ciencia 0917 400x800
mihtiander/iStock

Sonhar com água: no começo da gestação, o líquido amniótico é o lugar no qual o bebê irá se desenvolver. Por isso, a mulher pode sonhar muito com água – desde torneiras até grandes quedas d’agua.

Outra suposição é a reconexão com a natureza e o medo da bolsa estourar no fim da gravidez.

planta vida terra 400x800 017
Love the wind/Shutterstock

Sonhar com terra: o símbolo da maternidade é a terra, que pode ser semeada e germinada. Portanto, se de maneira subconsciente, a mulher estiver conectada com o processo natural de tornar-se mãe, pode sonhar com montes ou estradas de terra.

foto concurso cachorro nao usar 1 0718 400x1080
Elise Finney/The Kennel Club

Sonhar com animais e seres estranhos: a maternidade significa cuidado. Portanto, sonhar com animais ou seres estranhos pode ser sinal dessa preocupação com o cuidar.

Algumas mulheres também sonham que estão dando à luz animais, o sonho é normal e pode ser sinal de que o corpo está se preparando instintivamente para o parto.

amor sexo beijo namoro casal 217 400x800 0
g-stockstudio/iStock

Sonhar com o marido: o momento é de vulnerabilidade e sensibilidade emocional. Então, as inseguranças que ficam guardadas podem aparecer em forma de sonho.

A insatisfação com o corpo também pode motivar os episódios.

orgasmo masturbacao sensual 117 400x800
andrey_l/shutterstock

Sonhar com erotismo: os hormônios da gestação podem deixar a mulher com o desejo sexual aumentado e, por isso, aguçar seus sentidos até no sonho.

traicao infidelidade casal 116 400x800
grinvalds/istock

: sonhar com cenas eróticas é normal, assim como ver ex-companheiros, afinal, o medo de se tornar mãe pode levar a mulher de volta ao passado.

Gestação de Sabrina Sato

(Visto em Vix)


Depois de traição, Khloé Kardashian está com dificuldade para confiar em Tristan Thompson, diz website