in

Ciência descobriu o que cachorros fazem ao ouvir dono chorando (e é a coisa mais bonita!)



cachorro beijo carinho 05617 400x800
Halfpoint/Shutterstock

Se você já percebeu que seu cão se aproxima e parece querer te consolar quando está triste ou mesmo chorando, saiba que o comportamento fofo do pet é real e recentemente foi comprovado pela ciência.

De acordo com uma pesquisa recente feita por cientistas norte-americanos, os cachorros são capazes de notar quando seus donos estão tristes e até correm para ajudá-los. Os resultados do experimento foram publicados no periódico Leaning & Behavior.

Cães correm para ajudar quando donos choram

beijo cachorro silhueta 0617 400x800
ChristinLola/iStock

O teste envolveu 34 cachorros – de variadas raças, idades e tamanhos – e seus donos. Os animais permaneciam em um ambiente ao lado de seus donos, mas conseguiam enxergá-los por um painel de vidro.

Os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro foi orientado a cantar e pedir socorro em um tom de voz normal. O outro deveria fazer sons de choro e pedir ajuda de forma mais intensa.

homem abraco cachorro 0617 400x800
Daxiao Productions/shutterstock

O experimento mostrou que, no caso em que os humanos choravam, os cachorros reagiram muito mais rapidamente, levando cerca de 23 segundos para abrir a porta do local onde estavam seus donos, em comparação com 95 segundos no grupo das pessoas que cantarolava.

Os cientistas afirmam que a maior velocidade com que os cães “socorriam” seus donos que choravam aponta para uma reação ao fato de o humano estar, supostamente, em uma situação de perigo e, consequentemente, uma tentativa de ajuda. Em outras palavras, mostraria que os pets são sensíveis ao estado emocional de seus donos.

Vídeos fofos de cachorros

(Visto em Vix)

A Fazenda 10: OMG! Nadja Pessoa e Ana Paula Renault protagonizam barraco (dos bravos) com direito até a revelação sobre cachê; assista!