in

A guerra entre o bem e o mal em Apocalipse, a nova novela da RecordTV



A guerra entre o bem e o mal em Apocalipse, a nova novela da RecordTV

Escrita por Vivian de Oliveira, a superprodução estreia na terça 21

Fernanda Chaves

Juliana Knust e Igor Rickli estrelam a trama de Vivian de Oliveira | <i>Crédito: Divulgação Munir Chatak / Rede Record
Juliana Knust e Igor Rickli estrelam a trama de Vivian de Oliveira |
Crédito: Divulgação Munir Chatak / Rede Record

O planeta está em guerra. Pessoas sofrendo com fome, desastres naturais e a consequência da interferência do homem na natureza. Em meio a esse caos, se passa a história de Zoe (Gabriela Saraivah/Juliana Knust), Benjamin (Pedrinho Melo/Igor Rickli) e Ricardo (Luiz Eduardo Toledo/Sergio Marone) em Apocalipse, que estreia amanhã (terça 21). A vida uniu os três cedo, mas o destino irá separa-los. Benjamin reencontra Zoe, seu amor de infância, e os dois se casam. Outra pessoa que volta para a vida de Benjamin é Ricardo, filho de amigos dos seus pais. Mas enquanto Benjamin é generoso e usa seus conhecimentos para ajudar, Ricardo só pensa em poder. O empresário tentará convencer o idealista Benjamin a aceitar uma parceria para financiar seus projetos de inteligência artificial. Mas ele se recusa e o vilão fará de tudo para conseguir o que quer. E o vilão se aproveita da fragilidade das pessoas para assumir o cargo de Secretário Geral da Confederação das Nações. Dá início o período da Tribulação, com a abertura dos sete selos do livro de Deus e explode a Terceira Guerra Mundial, na qual Ricardo é dado como morto. Mas o Satanás envia um demônio para possuir o corpo do italiano e fingir que o ressuscita. Ele se transforma na Besta do Apocalipse e declara guerra a quem não o adorar como Deus. Mas Benjamin e Zoe formam o grupo Os Santos da Resistência para enfrenta-lo. A trama de Vivian de Oliveira estreia na terça 21, às 20h30, e mostra o início do fim, o melhor e o pior do ser humano. A guerra entre o bem e o mal.

Confira quem é quem nessa trama que promete mexer com os nervos do público:

Zoe Santero (Gabriela Saraivah / Juliana Knust) – Neta de Teresa, filha de Oswaldo e Letícia, meia irmã de Tiago. Repórter com carreira em ascensão, casa com Benjamin, com quem terá o filho Davi. Linda, forte, destemida, impetuosa e idealista, Zoe foi consagrada ao Senhor pelos pais ainda bebê e cresceu cercada de carinho. Mesmo tendo conhecido o caminho da fé desde pequena, se acomodará a ele na vida adulta, o que lhe trará dor e sofrimento. Zoe acha que está agradando a Deus, mas não percebe o quanto está longe Dele – acomodada na zona de conforto espiritual, imagina que está tudo bem. Quando sua família for arrebatada, ela entrará em crise. Será nossa grande heroína e irá liderar, ao lado do amado Benjamin, os Santos da Resistência, que lutarão contra as forças malignas do Anticristo.

Benjamin Gudman (Pedrinho Melo / Igor Rickli) – Filho de Susana e Alan, irmão de Isabela, neto de Ruben e Lia. Foi uma criança adorável, extremamente inteligente, divertida e de bom coração. Cresceu conhecendo o testemunho de sua mãe –  de como Deus o salvou de um afogamento que o deixou entre a vida e a morte. Considerado gênio, aprendeu a programar aos dez anos. Passa as férias na casa da avó – que adora – e vive grudado em Zoe. Brincam o tempo todo e quando se separam, sentem muita falta um do outro. Benjamin acompanha o processo de perda de memória da avó e sente muito a sua morte. Adora a irmã e tem uma ligação forte com seu tio Uri. Assim como seu pai – e para infelicidade da mãe – não segue religião alguma. É ateu. Formado em Engenharia de Computação, tem pós-graduação em Ciência da Computação e Robótica. Desde os tempos de estudante, tornou-se um hacktivista – um hacker do bem que invade sistemas para ajudar quem precisa: vítimas de pedofilia, chantagens, scammers, etc. Benjamin é tranquilo, generoso, low profile, não gosta de ostentar. Vai de skate para o trabalho. Adora música clássica e gosta de pintar nas horas vagas para relaxar. Hobbies que aprendeu com vovó Lia, ainda na infância. Por influência de Ricardo, irá fundar a Gudman Technology – empresa que investe na inteligência artificial. Vive uma linda história de amor com Zoe, com quem se casa e tem um filho Davi, que nasce no meio da tribulação. A traição da irmã o fará passar por uma de suas maiores provas de sua vida.

Ricardo Montana (Luiz Eduardo Toledo / Sergio Marone) – Filho de Adriano e Débora, neto de Giancarlo e Verônica, ele é o Anticristo. É criado como uma criança arrogante, mimada e sedutora – sobretudo pela mãe que o protege e desautoriza o pai. Bonito, atraente e charmoso, é vaidoso e faz questão de estar sempre alinhado em elegantes ternos italianos. Tem gosto sofisticado e é um exímio colecionador de artes, paixão que herdou de sua família. Cresce ouvindo de seu mentor Stefano que será um líder muito estimado no mundo inteiro. Não ama ninguém, apenas usa as pessoas conforme sua necessidade. Vai ter um relacionamento com Isabela, irmã de Benjamin, a quem vai influenciar e corromper. Conforme a megalomania e o poder vão tomando conta dele, cresce também sua consciência sobre o seu papel de opositor a tudo que se refere a Deus.  No meio da Tribulação, após ser dado como morto durante uma guerra, Ricardo será "ressuscitado" por Satanás. Esse "milagre" fará com que o mundo se curve a ele, adorando-o como se fosse um deus. Neste momento ele se transformará na Besta, dominando o mundo não mais através de carisma, mas de tirania e crueldade, exigindo, sob pena de morte, ser adorado como único Senhor.

 

André Santero (Kadu Schon / Sidney Sampaio) – Filho de Sabrina e Felipe, primo de Zoe e Tiago. André nasceu nos EUA e conviveu pouco com o pai – que entrou em coma quando ele ainda era pequeno. Fera em tecnologia, consegue uma bolsa em uma faculdade de Nova York.  Conhece Benjamin Gudman e passam a desenvolver projetos e startups juntos. Raramente vai ao Brasil e, aos poucos, se desliga da família. Frio com a mãe, André se tornou uma pessoa reservada e mesquinha. A inveja e o ressentimento que sente pelo amigo Benjamin acabaram corroendo tudo de bom que há dentro dele. Apesar de admirar o gênio inventivo do amigo, aguarda ansioso o momento de passá-lo para trás e virar presidente da Gudman Technology. É dissimulado, falso, disfarça muito bem sua inveja. Benjamin demora a acreditar que foi traído por ele. Parece tranquilo e é uma ótima companhia quando quer, mas tem temperamento forte. Ficará muito mexido quando reencontrar o pai que fará de tudo para conquistar seu amor e mostrar que ele também é muito amado. Algo que poderá redimi-lo se sua ambição não falar mais alto.

Raquel Santero (Melissa Nóbrega / Juliana Silveira) – Filha de Teresa, irmã de Oswaldo e Felipe, tia de Zoe. Vai se casar com o policial César Sardes e será mãe de Guto e Lorena. Raquel congrega na igreja de Jonas. Depois de muita batalha e estudo, tornou-se enfermeira chefe do hospital da família de Susana. É uma mulher dedicada, amorosa com os filhos, faz de tudo para sempre estar com eles. Educa os dois com sabedoria e, mesmo trabalhando fora, sempre concilia todos os papeis de sua vida. Vive um casamento difícil. Na igreja e na frente de todos, o marido é um santo, mas em casa a trata mal. Raquel leva um choque ao saber de suas traições. Guerreira, bonita, alegre, paciente, dona de uma fé inabalável. Não se submete ao erro do marido, passando por momentos conturbados. Também não deixa transparecer para os que estão de fora o que se passa em sua família para preservar seu marido e filhos. Muitas vezes, sofre em silêncio, mas nunca deixa de crer na restauração do seu casamento.

César Sardes (Cesar Borges / Fernando Pavão) – Filho de Luis e Ana. Vai casar-se com Raquel e será pai de Guto e Lorena. Acaba se tornando policial como o pai, a quem tem como herói. Brilhante investigador, compenetrado, perspicaz e compulsivo pelo trabalho. O problema é que, assim como o pai fazia no passado, não vive o que prega e, pior, não se dá conta disso. Bonito, charmoso, boa praça e inteligente, se apaixona por Raquel e se casa com ela. Sofre alterações de humor. Ora é adorável, ora é intempestivo. Em casa tem rompantes de raiva com a esposa e os filhos – embora poupe Lorena, a preferida -, mas na igreja se passa por bom cristão. Tem uma relação difícil com Guto, seu filho, que será refeita depois do arrebatamento que vai levar sua esposa e sua filha. Irá solucionar os casos do serial killer da terceira fase da novela. Este segundo serial killer repete os mecanismos do serial killer que seu pai investigou no passado. César toma esse caso como uma missão.

Monique Filadélfia (Thais Pacholek) – Bonita, charmosa e inteligente, moderna e muito firme em suas convicções religiosas – mesmo quando tentam ridicularizá-la. Pesquisadora biomédica, é amiga e colega de trabalho de Susana e Tiatira. Depois que Uri se separa de Ariela, vive com o cientista um namoro conturbado – ele, agnóstico e ela, uma mulher cristã de fé.

Melina (Thaís Melchior) – Androide com aparência de 25 anos.  É um projeto de Benjamin, mas, ainda em fase de testes, acaba causando diversas confusões. Também é especialista em conselhos amorosos.

 

FAMÍLIA SANTERO

Teresa Santero (Joana Fomm) – Mãe de Oswaldo, Felipe e Raquel. Avó de Zoe, Eduardo, Tiago, Guto e Lorena. Criou os filhos sozinha com muita garra e perseverança – ficou viúva quando os filhos ainda eram crianças. Amorosa, compreensiva e companheira, é uma mulher admirável que sempre teve o coração grato e um sorriso no rosto, mesmo diante das piores provações. Já passou por todo tipo de dificuldade financeira e sofreu com a prisão do primogênito. Mesmo assim, nada abala a forma otimista com que encara a vida. Sente muita falta de Felipe – que mora fora do Brasil – e terá orgulho da trajetória de Oswaldo. Vende quentinhas e depois passa a trabalhar como doméstica na casa de Lia Aisen. Enfrenta com dignidade e fé um grave problema de saúde.

Oswaldo Santero (Gabriel Reif / Marcos Winter) – Filho de Teresa, irmão de Felipe e Raquel. Casado com Letícia. Pai de Zoe e Tiago (de seu relacionamento com Sandra). Oswaldo foi um adolescente revoltado e problemático. Aos 18 anos já era pai de Tiago e integrava uma gangue de delinquentes. Cometeu pequenos delitos e atos de vandalismo até ser preso. O jovem rebelde, que parecia não ter mais jeito, começou a ler a Bíblia na prisão e se converteu. Abandonou os vícios, a bandidagem na carceragem, e tornou-se um exemplo de bom comportamento. Ao sair da prisão só quer reencontrar o filho. Sua transformação impactará a vida da mãe e da irmã Raquel, que também se convertem. Felipe é o único que se mostra cético e, mesmo longe, se nega a ter contato com o irmão, tornando a relação dos dois cada vez mais difícil. Firme em sua fé, Oswaldo resiste ao dinheiro fácil e consegue trabalho como motorista da família Aisen. Com seu jeito educado, prestativo e gentil conquista a confiança do Dr. Ruben e da Dra. Lia. Se casa com Letícia, o grande amor de sua vida. É através dela que resgata Tiago. Com muito amor, fé e perseverança conquista o amor do filho. Oswaldo simboliza a igreja salva que será levada para junto de Deus no arrebatamento.

Letícia Santero (Juliana Xavier / Luiza Tomé) – Vai se casar com Oswaldo e será mãe de Zoe. Trabalha como recepcionista no hospital da família Aisen e depois passa a ser a gerente hospitalar. Doce e determinada, Letícia é a companheira inseparável de Oswaldo. Realiza trabalho voluntário com moradores de rua e seu amor e fé ajudam a salvar o enteado Tiago. Cristã, frequenta a igreja com Oswaldo e, mesmo orgulhosa da família que construiu, se preocupa com a falta de compromisso que Zoe tem com sua fé. É uma mulher sábia e bondosa, mas sabe ser firme quando necessário.

Sandra (Cacau Melo) – Namorou Oswaldo e é mãe de Tiago. Na adolescência, participou da mesma gangue de Oswaldo. Engravidou aos 17 anos. Quando Oswaldo foi preso, chegou a levar o filho bebê para vê-lo nas primeiras semanas, mas, aos poucos, as visitas foram rareando até cessarem por completo. Após muitos anos, Sandra é encontrada à beira da morte.

Tiago Santero (Rafael Sardão) – Filho de Oswaldo e Sandra, neto de Teresa e meio irmão de Zoe. Criado pela mãe, morou nas ruas e se envolveu com traficantes. Depois da morte de Sandra, é resgatado e amparado pelo pai e pela madrasta Letícia. Tem uma adolescência bastante atribulada e rebelde. Demora a se render ao carinho de sua família até finalmente se converter. Forma-se em medicina e trabalha no hospital dos Aisen como cirurgião. É muito dedicado, paciente e talentoso. Nunca perderá a oportunidade de alcançar as pessoas sofridas no trabalho, na rua e com os amigos. Namora Alice, mas se decepciona com suas mentiras. Ao saber de seu verdadeiro caráter, decide romper o relacionamento. No entanto, ele não desistirá de salvá-la dos caminhos errados que escolheu e a ajudará na busca da verdade e de um relacionamento sincero com Deus.  

Felipe Santero (Miguel Roncato / Jandir Ferrari) – Filho de Teresa, irmão de Oswaldo e Raquel. Primo de Zoe e Tiago. Determinado, inconformado e contestador. Felipe nunca superou a morte do pai, que ocorreu na sua infância. Quando Oswaldo, a quem considerava um ídolo, é preso, se sente abandonado, traído. É o único que se mostra cético com a recuperação do irmão. Acredita que o homem faz sua própria história, sem ajuda de nenhuma força superior. Decidido a vencer e dar uma vida melhor para sua família, embarca para Nova York, Estados Unidos, e permanece por lá de maneira ilegal. Chega a passar fome no exterior, fica sem dinheiro e sem lugar para dormir, mas continua firme até conseguir os primeiros bicos fazendo faxina. Mesmo sentindo saudades da família segue inflexível em seu propósito. Conhece Sabrina, por quem se apaixona e se casa. Os dois têm um filho, André. Sofre por não poder amparar a mãe Teresa, que fica muito doente, e se desespera quando ela piora. Sabe que se deixar os Estados Unidos para vê-la no Brasil, não conseguirá voltar. Angustiado e nervoso com a situação, mal consegue curtir o filho pequeno.  Cada dia mais tenso com sua situação ilegal, quase é pego pela polícia de imigração algumas vezes. Na última vez, foge apavorado, sofre um acidente, fica em coma e é repatriado junto com mulher e filho. Ao sair do coma ele encontrará o mundo de outra forma.

Sabrina Santero (Laura Kuczynsk / Flávia Monteiro) – Assim como Felipe, Sabrina também foi tentar a vida nos EUA. Alegre, esperta e cheia de vida, vive de bicos em NY, entre eles o de baby sitter de Benjamin. Sem ter um lugar fixo para morar, conhece Felipe e os dois passam a dividir um quarto e sala. Os dois começam a namorar e ela logo engravida de André. Fica devastada com o coma do marido e busca forças para seguir em frente quando é repatriada junto com André – que é americano. Firme e incansável, sabe que um dia o marido voltará a si. Sofre ao ver a mudança de André, que volta para os Estados Unidos e passa a ter uma relação cada vez mais fria com ela. 

Augusto (Guto) (Rony Kriwat) – Filho de César e Raquel, irmão de Lorena. Fã de skate e games, vive em constantes conflitos com o pai por causa de seu temperamento explosivo e imprevisível, gerando um clima de tensão em casa. Também se expressa com agressividade muitas vezes. Sente grande mágoa em relação ao pai e se revolta com a forma como ele trata a mãe, a quem defende. A relação com o pai só será refeita depois que sua mãe e irmã forem arrebatadas. Guto e seu pai só terão um ao outro durante o terrível período da tribulação.

Lorena (Isabella Koppel) – Filha de César e Raquel. Irmã caçula de Guto e a preferida do pai. Doce, sorridente e adorável.

Davi (ator não divulgado) – Filho dos nossos heróis Zoe e Benjamin. Vai nascer no período da tribulação e passará por grandes adversidades ao lado dos pais, que enfrentarão tempos de guerra e caos e farão tudo para protegê-lo. Acompanharemos sua trajetória desde o seu nascimento até completar 5 anos. Depois disso, veremos Davi adulto depois do Milênio, durante alguns capítulos. Menino doce, valente e adorável.

 

FAMÍLIA GUDMAN

Jonathan Gudman (Gil Hernandez) – Pai de Alan e Uri. Judeu laico. Bem-apessoado, rico, simpático, amoroso com a família. Vai fazer de tudo para salvar a família de uma tragédia.

Elisa Gudman (Deborah Khalume) – Mãe de Alan e Uri. Bela, doce e carinhosa. Judia laica. Mulher de coragem, vai se sacrificar para salvar o filho mais novo Uri.

Oziel Gudman (Castrinho) – Marido de Marta, pai de Saulo, irmão de Jonathan, tio de Alan e Uri. Judeu ortodoxo, é rigoroso quando se trata de religião. Atua no ramo de joias em Jerusalém. Honesto, trabalhador, rico, mas mão fechada.

Marta Gudman (Beth Zalcman) – Esposa de Oziel, mãe de Saulo, tia de Alan e Uri. Sogra de Hanna e avó adotiva de Ester. Religiosa, segue à risca os ensinamentos judaicos. Mal-humorada e exigente, implica com a nora Hanna, que não consegue lhe dar um neto. Faz da vida da moça um tormento. Quando Hanna e Saulo adotam Ester, rejeita a neta adotiva por um tempo, mas depois se apaixona pela menina. Vai receber Isabela, filha de Alan, com todo carinho em sua casa. Fará de tudo para converter a moça ao judaísmo ortodoxo.

Alan Gudman (Maurício Pitanga / Eduardo Galvão) – Marido de Susana, pai de Benjamin e Isabela, irmão de Uri. Apesar de ser judeu, não segue os preceitos religiosos da Torá e nem frequenta sinagogas. Agnóstico, acredita que a religião criou o fim do mundo para apavorar o homem e mantê-lo na linha. Ama Susana, mas seu casamento entra em crise quando ela começa sua busca espiritual. Advogado especializado em direito internacional, faz a ponte entre empresários e políticos de várias partes do mundo, estabelecendo acordos comerciais entre eles, nem sempre éticos. A família não imagina o que é capaz de fazer para livrar seus clientes corruptos da justiça. Sua defesa como advogado é tão brilhante que consegue provar a inocência de qualquer empresário envolvido com falcatruas. Alan representa a apostasia dos últimos tempos, em que muitos perderão a fé. Torna-se aliado de Ricardo, filho de seu grande amigo Adriano, e o ajuda em seus acordos de paz mundial.

Isabela Gudman (Paloma Bernardi) – Irmã caçula de Benjamin, filha de Alan e Susana. Estudante de Arqueologia e irmã amorosa – é muito ligada a Benjamin – seu sonho é conhecer suas raízes judaicas. É selecionada para integrar a equipe de escavação do professor arqueólogo Rodrigo Queiroz em Israel. Muda para Jerusalém e passa a morar com a parte ortodoxa da família – os tios-avôs Oziel e Marta. Mesmo sendo bem recebida, Isabela estranha os costumes ortodoxos, passando por situações constrangedoras e engraçadas. Se encanta por Noah e passam a namorar. Isabela tem um lado doce e romântico, mas também é corajosa e aventureira. Conhece Ricardo e viverá um tumultuado e conflituoso triângulo amoroso. Ela não quer trair Noah, mas a atração incontrolável que sente pelo italiano a faz agir sem medir as consequências. Completamente dominada por Ricardo, acaba traindo a confiança do irmão.

Uri Gudman (Phelipe Gomes / Emilio Orciollo Neto) – Irmão de Uri, tio de Benjamin. Cientista astrofísico ligado à Agência Espacial, Uri sente-se mais à vontade entre as estrelas do que em solo firme, na Terra. A timidez e uma certa atrapalhação inata, além de suas reflexões fora de lugar, lhe conferem um charme especial. Sofre com a separação de sua esposa Ariela. Mais tarde se encantará por Monique – seu oposto. Não consegue entender como uma cientista acredita na "baboseira" da religião. Não se conforma e até se espanta diante dos posicionamentos firmes de Monique em relação as suas crenças. Para Uri, todos os crentes são ignorantes. Para provar que a fé é uma farsa, vira um caçador de mitos/lendas. Sua tese é que todo milagre não passa de um fato cientificamente alicerçado. Depois que Monique for arrebatada, sua busca por respostas se intensificará. Também se envolverá com Tiatira.

Saulo Gudman (Guilherme Hamacek / Claudio Gabriel) – Filho de Oziel e Marta. Noivo prometido de Débora, mas irá se casar com Hanna. É um bom rapaz, frequenta a sinagoga e segue os dogmas da religião judaica. Tímido e generoso, mesmo tendo visto Débora poucas vezes, nutre uma certa paixão pela futura esposa. Fica extremamente decepcionado com o fim inesperado do compromisso. Não a julga e até a procura para conversar, querendo ouvir dela o que aconteceu, mas Débora já não está mais com a família. Envergonhado, Gideon, pai de Débora, se desculpa e oferece a mão de Hanna, a filha mais nova. Homem honrado, Saulo aceita a proposta mais para calar o falatório da comunidade contra a família da ex-noiva. Mesmo não gostando de Hanna como mulher, está disposto a amá-la. O amor acontece de forma tranquila, mas a falta de um primogênito abala o casamento –  não ter filhos, para os judeus, é uma maldição. Depois de muitas tentativas frustradas, Hanna sugere que eles adotem uma criança. Por influência da mãe, Saulo é resistente à ideia, a princípio, mas tudo muda quando ele conhece Ester, uma adorável menina síria. O casal a adota e finalmente conseguem viver em harmonia, depois de uma árdua caminhada. É quando acontece o arrebatamento e os dois sofrem muito com o sumiço da filha.

Ester Gudman (Nathália Costa) – Filha adotiva de Hanna e Saulo. Assustada, insegura e arredia, mas ao mesmo tempo, adorável, sua adaptação à nova vida não será fácil – a menina terá que se converter e praticar todos os rituais ensinados pela Torá. A família, no entanto, não medirá esforços para fazer com que Ester se sinta muito amada.

 

FAMÍLIA KOHEG

Gideon Koheg (Henri Pagnocelli) – Casado com Tamar. Pai de Débora, Hanna e Noah. Judeu ortodoxo, Gideon é dono de uma empresa de cosméticos – seus produtos são provenientes do Mar Morto. Durão e exigente, no fundo, é bondoso e tem o coração mole. É apaixonado pela esposa Tamar. Sempre demonstrou preferência por Débora -o orgulho da família-, e nunca suspeitou de suas artimanhas. Ao descobrir a gravidez indesejada da filha, Gideon a expulsa de casa, mas se arrepende. Sofre com o destino que ela escolheu, longe de sua família e de sua crença. Seu sonho é conhecer o neto Ricardo e conseguir o perdão da filha, mas Débora não abre mão de seu orgulho. É contra a ideia de Hanna adotar uma criança, mas temendo perdê-la, acaba aceitando. Se encanta pela neta adotiva e ficar transtornado com seu desaparecimento.

Tamar Koheg (Jussara Freire) – Mãe de Débora, Hanna e Noah. Judia ortodoxa, simpática, mandona, moralista, manipuladora, gosta que tudo seja feito à sua maneira. No entanto, toma o cuidado de não revelar sua faceta controladora. Trata a todos com cordialidade e consegue tudo o que quer com uma boa lábia, sempre tramando nos bastidores. Protege e acoberta a filha mais velha, Débora, mas não aprova sua gravidez, mais preocupada com a reputação da família do que qualquer coisa. Sente quando Débora é expulsa de casa e tenta se reconciliar com ela, mas em vão. Engravida de Noah aos 45 anos, sem planejar. Apesar de tudo, é amorosa com os filhos e compra qualquer briga por eles. Lamenta pela filha Hanna, que não consegue gerar um filho biológico. Irá incentivá-la a adotar uma criança não só para vê-la feliz, mas principalmente para calar o falatório na comunidade.

Débora Koheg (Manuela Do Monte / Bia Seidl) – Filha de Gideon e Tamar, irmã de Hanna e Noah. De família judia ortodoxa, Débora sempre sonhou sair de casa e se libertar da religiosidade opressora imposta por sua família em Israel – estava prometida para Saulo Gudman. Desde adolescente já ficava fascinada com a vida "mundana" e sempre que podia aprontava com sua amiga Ariela. Diante da comunidade judaica é uma jovem pura e virtuosa, acima de qualquer suspeita, mas quando a família vira as costas, pinta e borda. Só não engana sua irmã Hanna, que sempre acoberta suas escapadas para poupar os pais de tanta vergonha. Convence o pai a deixá-la estudar nos EUA e lá respira sua almejada liberdade. Troca as roupas sem graça, de cores neutras e escuras, que trouxe de Jerusalém, por modelitos mais ousados. Dá uma de moderninha, mas no fundo é uma menina que está descobrindo o mundo.  Se encanta por Adriano que lhe parece inacessível. Obstinada, consegue chamar sua atenção. Adriano a seduz completamente e ela, iludida, acredita em suas promessas de amor. Engravida e, orgulhosa, rompe com a família depois da atitude extrema do pai, que a expulsa de casa. A reação violenta de Adriano a deixará transtornada. Ferida de amor, força o casamento que é de fachada. Infeliz e traída por Adriano na noite de núpcias, jura se vingar do marido. Aos poucos, um lado sombrio de sua personalidade vai se revelando. Será uma mulher amargurada e adoecida emocionalmente. No fundo, mesmo que de forma inconsciente, Débora ainda espera ter o amor do homem que a rejeitou. Adora ostentar sua riqueza, mas ao mesmo tempo se faz passar por uma mulher humilde para Giancarlo e para a sociedade. Tolera as puladas de cerca do marido e também tem seus amantes. Mima o filho ao extremo e o joga sempre contra o pai – ensinando-o a ser tão manipulador quanto ela. Não suporta a sogra, com quem sempre viveu às turras.

Hanna Koheg (Brendha Haddad / Adriana Prado) – Irmã de Débora e Noah, filha de Gideon e Tamar. Judia ortodoxa, Hanna sempre agiu conforme os dogmas de sua religião. Sua revolta é ver que, apesar de fazer sempre tudo certinho, quem tem a preferência do pai é Débora. Se alista no exército de Israel e compartilha com a amiga Tiatira o segredo que tanto a atormenta: é apaixonada por Saulo, o noivo prometido a sua irmã. Luta contra esse sentimento e em nenhum momento deixa isso transparecer para o rapaz, que, como ela, também presta serviço militar – os dois são do mesmo regimento. Não gosta de ser oferecida como um prêmio de consolação para Saulo, mas tem esperança de conquistá-lo. Nasce entre os dois um amor delicado e suave. Hanna, no entanto, não consegue engravidar. O casal adota Ester, de 8 anos. Mas o arrebatamento de Ester deixa Hanna e Saulo em pânico. Eles não sabem o que aconteceu. Passarão seus dias tentando encontrar a filha numa saga desesperadora. Demorará um bom tempo até eles entenderem o que houve e agradecerem a Deus por Ester não estar neste mundo quando chegarem os terríveis dias da grande tribulação.

Noah Koheg (Raphael Sander) – Filho temporão de Gideon e Tamar, irmão de Débora e Hanna. Noah sempre seguiu a religião ortodoxa. Depois de servir o exército, segue carreira militar. Ingênuo, romântico e sincero, se apaixona pela estudante de arqueologia Isabela Gudman, que é totalmente diferente dele.

 

 

FAMÍLIA MONTANA

Giancarlo Montana (Tonio Carvalho) – Pai de Adriano, casado com Verônica, avô de Ricardo. Banqueiro poderoso, tem uma relação difícil com o filho Adriano. Não confia nele, que oscila entre ser um bon vivant irresponsável e um empresário imprevisível. Vive às turras com o filho e mantém uma relação estreita e fiel com Stefano – que ficará abalada quando perceber a má influência do sacerdote sobre seu neto. Giancarlo sabe do segredo de Stefano quanto ao destino de Ricardo. Disposto a manter o nome Montana e a condução da família em suas mãos, não percebe o quanto é manipulado por Débora, sua eterna protegida. Força o filho a assumir suas responsabilidades com a moça num casamento de fachada.   

Verônica Montana (Selma Egrei) – Casada com Giancarlo, mãe de Adriano e avó de Ricardo. Não aprova o envolvimento do filho com Débora e fica furiosa com a gravidez da moça. Oferece dinheiro para Débora abortar e sumir da vida deles. A moça nega e força o casamento. Na frente dos outros, Verônica trata Débora com carinho e falsidade. Na intimidade, faz da vida da moça um inferno. Ao ficar viúva, vê o neto assumir a fortuna do filho – porém sob tutela de Débora. Não tem autonomia para decidir o futuro das empresas, o que a deixa vulnerável em relação à nora, algo que a tira do sério.

Adriano Montana (Felipe Cunha / Eduardo Lago) – Pai de Ricardo, casado com Débora, filho de Giancarlo e Verônica. Bonito charmoso, irresistível, rico, mulherengo e bon vivant. Estudante de economia, tem como melhor amigo Alan Gudman, com quem divide apartamento em Nova York.  Instigado por Débora, acaba fazendo de tudo para conquistá-la – juras de amor e até promessa de conversão. A seduz completamente, mas reage com violência quando descobre que ela está grávida. Forçado a se casar, passa a tratar Débora com frieza. Vive um casamento de fachada, deixando claro para Débora que tem suas amantes. Se não fosse pelo filho e pela milionária partilha de bens já teria se separado. Lamenta não conseguir chegar ao coração de Ricardo, pois Débora o joga contra o pai. Adriano sabe que sua frieza a deixa louca. Seu desprezo é a forma que tem para castigá-la. Os dois na verdade vivem numa eterna queda de braço para ver quem sai ganhando. Com a morte de Giancarlo, vê Débora ganhar terreno. Vai se envolver com Ariela Feld, amiga de Débora dos tempos da juventude, o que provocará a ira da esposa.

 

FAMÍLIA AISEN

Ruben Aisen (Norival Rizzo) – Marido de Lia, pai de Susana e Estela, avô de Benjamin e Isabela. Neurocirurgião famoso, Ruben é um homem ético, inteligente e audacioso.  Apaixonado pela esposa – e por música clássica – transformou seu hospital num centro de excelência no tratamento das doenças neurológicas e cirurgias de alta complexidade. Lia e Ruben são parceiros na vida pessoal e profissional. Empreendedores, estão sempre um passo à frente, investindo em inovações na medicina. A doença da esposa os une mais ainda. Companheiro sensível, fará de tudo para ajudar Lia a enfrentar o Alzheimer precoce. Quando a esposa morre, sente um grande vazio. Acaba se entregando e sucumbindo. Judeu laico. Acredita em Deus, mas não segue a religião.

Lia Aisen (Lucinha Lins) – Esposa de Ruben, mãe de Susana e Estela, avó de Benjamin e Isabela. Mulher fantástica, arrojada e culta, Lia fascina a todos com sua vivacidade. Sempre antenada com os avanços da neurociência, participa de congressos, publica artigos, ganha prêmios e compra algumas brigas acadêmicas. Através de pesquisas e cases médicos, quer comprovar como a fé promove a melhora substancial dos pacientes. Para Lia, a oração e a experiência de "sentir" Deus promovem alterações na fisiologia do cérebro. Apesar dos estudos avançados, Lia, bem como seu marido, acredita em Deus, mas nunca teve um relacionamento real com Ele. Independentemente de ser judia não-praticante, reverencia o que é sagrado, conhece a história do seu povo e de como seus antepassados presenciaram vários milagres, além de já ter testemunhado a fé poderosa na vida de muitos pacientes. Ela mesma, porém, nunca experimentou de fato os benefícios da fé, e por isso, esse tema a intriga tanto. Ama música e vive um casamento feliz com Ruben. Enfrenta o Alzheimer precoce com muita coragem – anotando em um diário suas memórias, gostos e hábitos. Apaixonada pelo neto Benjamim, incentiva sempre as invenções do menino. Adora fazer estripulias, brincando com o garoto como se tivesse a idade dele. Passa horas pintando suas telas, enquanto o neto constrói "engenhocas" ao seu lado, ouvindo música clássica.

Susana Aisen (Carolina Oliveira / Monica Torres) – Filha de Ruben e Lia, irmã de Estela, esposa de Alan, mãe de Benjamin e Isabela. Cientista biomédica e epidemiologista. Apesar de ser uma jovem moderna, Susana é tímida e reservada. A amizade com Débora – sua colega de quarto na universidade americana –  a ajuda ganhar mais autoconfiança. Mesmo assim, a judia brasileira de família laica mantém o jeito doce, elegante, discreto e tranquilo.  A amizade com Alan se transforma em amor. Se casam e nasce Benjamin, um menino criado com muito afeto, apesar da vida corrida e cheia de compromissos do casal. Grávida de Isabela, Susana se desespera quando Benjamin quase morre afogado num passeio de canoa.  Transtornada, clama a Deus por sua família. Sua oração é atendida, transformando sua vida. Se entristece ao ver Benjamin se afastar cada dia mais de Deus, tornando-se como o pai na vida adulta. Sem apoio do marido, Susana acaba se acomodando em sua busca espiritual, o que só faz crescer o vazio existencial dentro dela.

Estela Aisen (Rafaela Sampaio / Lisandra Souto) – Filha de Ruben e Lia, irmã de Susana, esposa de Henrique e mãe dos adolescentes Bruno e Talita. Médica, especialista em clínica geral. Competente e workaholic assumida, quase não tem tempo para a família. Não desconfia que está sendo traída e é uma mãe permissiva. Não dá muita atenção aos filhos, que crescem sem orientação. Apesar de ser judia, não segue a religião. É esotérica e adora tudo que é ligado ao ocultismo.

Henrique Peixoto (Sandro Rocha) – Ex-marido de Ângela e pai de Natália, é casado pela segunda vez com Estela Aisen, com quem tem dois filhos – Bruno e Talita. Administrador de empresas, trabalha com a esposa no hospital dos Aisen. Desde que se separou de Ângela, Henrique, que era cristão, apostatou da fé. Assume a administração do hospital Aisen depois da morte do fundador, Dr. Ruben, de quem era braço direito. Corrupto e ambicioso, Henrique, aos poucos, começa a deixar de lado a filosofia humanitária da instituição, visando o lucro a todo custo. Egoísta ao extremo, entra numa espiral de negócios obscuros e imorais apenas para ganhar mais dinheiro e satisfazer seu desejo por uma vida de prazeres e luxos. Entre as negociatas que ele faz às escondidas no Hospital incluem-se o desvio de medicamentos e superfaturamentos. Quando isso vier à tona, será motivo de desavenças com as herdeiras de Ruben, Susana e sua esposa Estela. Aparenta ser um marido fiel e dedicado, jura amor e fidelidade a Estela, mas é cara de pau e mulherengo. Terá um caso com a Dra. Glaucia. Não liga para religião e acha que o Apocalipse é conto da carochinha.

Bruno Aisen Peixoto (Bruno Guedes) – Filho de Henrique e Estela, irmão de Talita. Menino carente, rebelde, viciado em vídeo game, que não respeita os pais e faz de tudo para chamar a atenção. É skatista. Tem mais amor por Esmirna – funcionária da casa que praticamente o criou – do que pelos próprios pais, que apesar de o amarem, são ausentes e permissivos. Esmirna, com muita paciência e sabedoria, aos poucos, começará a influenciar a vida de Bruno, falando sobre Jesus para ele. Bruno não gosta de ouvir, mas respeita Esmirna e tem carinho por ela. Esmirna tem sempre uma palavra carinhosa e de alento para o jovem rebelde. Mesmo que aparentemente não esteja surtindo resultado, a semente da Palavra pregada no coração de Bruno irá crescer e salvá-lo no último instante.

Talita Aisen Peixoto (Laís Pinho) – Filha de Henrique e Estela, irmã de Bruno. Talita adora praia e seu celular. Sem limites e orientação familiar, se envolve em escândalos nas redes sociais ao postar nudes. Ao contrário de Bruno, as palavras de Esmirna não surtem efeito em Talita.

Ângela Menezes (Daniela Escobar) – Ex-mulher de Henrique e mãe de Natália. Ângela canta no coral e trabalha como voluntária na Igreja do pastor Jonas. É querida, carinhosa, divertida, pratica caridades, porém é dramática e dissimulada. Adora uma fofoca e não perde a oportunidade de fazer intrigas. Tem bordões para tudo. Vive fazendo o papel de vítima e culpa o ex-marido até hoje por sua infelicidade. É falsa com ele e sua atual esposa quando os encontra no hospital, onde canta para alegrar e aliviar a dor dos pacientes. É insegura, ressentida, pessimista e gosta de controlar a vida da filha.

 

SAGRADA LUZ

Lorenzo Viscone (João Bourbonnais) – Sacerdote mestre da igreja Sagrada Luz. Líder adorado em sua religião. Prepara seu pupilo Stefano para assumir seu lugar.

Stefano Nicolazi (Flávio Galvão) – O Falso Profeta do Apocalipse. Amigo da família Montana, começou na Sagrada Luz como "iniciado" e passa a ocupar o cargo máximo de Sacerdote Mestre, depois da morte de Lorenzo. Ardiloso e manipulador, tem todo interesse em manter estreitas relações com a família Montana – é por conta do poderio deles que sua igreja se fortalece. Se aproxima de Débora pois sabe – através de uma revelação – que ela gera aquele que foi escolhido e destinado para ser o maior líder da terra. Saberá capitalizar toda mágoa e ressentimento da moça a seu favor, tornando-se seu cúmplice e mentor de Ricardo. Quando o anticristo "ressuscitar" no período da grande tribulação, Stefano construirá uma imagem dele com poderes sobrenaturais, e obrigará o mundo a adorá-la.

Vittorio (Jonatas Faro) – Assistente de Stefano. Jovem iniciado na Igreja Sagrada Luz. Aos poucos, se decepciona com a religião e passa a ter um comportamento que coloca os planos de Stefano em risco.

 

FAMÍLIA ÉFESO

Ezequiel Mendes (Zécarlos Machado) – Irmão mais velho de Jonas Éfeso. Viúvo. Não tem filhos. Adotou o sobrenome da mãe, por isso não assina Éfeso. Pastor, é um homem de grande fé, honrado, sério e comprometido com os assuntos de Deus. Foi o responsável pelas conversões de Oswaldo, ainda no presídio, e de seu filho Tiago. Tem grande amor pelas almas, quer levar a Palavra de Deus para salvar vidas que estão perdidas. Passou muito anos fora do Brasil envolvido em trabalhos missionários em outros países. Na terceira fase, retorna ao Rio de Janeiro e encontra a igreja, comandada pelo irmão Jonas, fora dos propósitos de Deus. Entrará em conflito com o irmão ao confrontá-lo com a verdade e tentará resgatar a fé e o primeiro amor em Jesus nos membros da igreja, expandindo suas pregações para além do templo. Sábio e ponderado, será firme com Jonas, mas agirá com cautela para não causar divisão na igreja do irmão.

Jonas Éfeso (Murilo Grossi) – Casado com Laodicéia, pai de Alice e Pastor da igreja evangélica que antes fora de seu irmão Ezequiel.  Jonas a conduz de uma forma bem diferente, acredita que é preciso modernizar o culto.  Sua fala é emocional e sua igreja funciona muitas vezes como um clube social.  O problema é que faz tudo de forma mecânica, como se fosse uma obrigação, não com um amor pulsante.  Jonas já caiu na familiaridade de ser cristão, já se acostumou com os rituais religiosos, mas não pratica a fé genuína de fato, mesmo sendo pastor. Tem uma vida intensa na igreja a ponto de quase não ter tempo para a família, mas não tem intimidade com Deus. Quase não ora, não lê a Bíblia, não estuda para preparar seus sermões e não se dá conta do quanto se afastou do primeiro amor por Jesus. Prega uma palavra morta, que não promove mudança de atitude de fato em muitos membros de sua igreja. Sofrerá um abalo quando seu irmão Ezequiel voltar. Enciumado, sente que perde terreno entre seus fiéis diante do trabalho de Ezequiel. 

Laodicéia (Lu Grimaldi) – Esposa de Jonas, mãe de Alice. Mais conhecida como Laodi, é gananciosa e interesseira. Gosta de bajular os membros mais abastados da congregação e faz vista grossa para seus pecados. Não quer desagradar a Deus, mas também não quer desagradar aos que não vivem o Evangelho. Tem um certo ar de soberba e superioridade e se acha a dona da verdade. Não percebe o quanto está cega espiritualmente.

Alice (Thuany Parente) – Filha de Jonas e Laodiceia, jovem bonita, dona de uma voz maravilhosa, carismática e mentirosa. Alice tem uma vida dupla. Durante o dia é a filha certinha e namorada de Tiago e de noite canta no bar do Diogo Ferreira – usa o pseudônimo de Lili Star e só se apresenta "montada", com maquiagem pesada e roupas mais sensuais e modernas, para não ser reconhecida nas redes sociais. Para justificar sua ausência nos dias que tem show, Alice diz que cuida da dona Olinda, segundo ela uma senhorinha surda e cheia de defeitos.  No passado, Alice realmente trabalhou como cuidadora de dona Olinda, mas quando a senhorinha morreu, ela viu a chance de correr atrás do seu sonho e começou a cantar na noite usando este álibi, já que seus pais não querem que ela siga carreira como cantora secular.  Fez administração para contentar a família, mas seu sonho sempre foi estudar canto e viver só de música.  A única pessoa que sabe da sua vida dupla é a prima Natália, que acoberta suas armações. Gosta de flertar com outros rapazes, mesmo tendo compromisso com Tiago.  Não vê nada demais nisso. Com o tempo, suas mentiras a levarão para longe das pessoas que ama e Alice sofrerá muito antes de decidir mudar e abandonar seus erros. Quando Tiago descobre sua verdadeira face e rompe o relacionamento, seu mundo cai.

 

FAMILIA DE ESMIRNA

Tião de Deus (Adriano Garib) – Ex-marido de Esmirna, pai de Wallace e Robinson. Tião era um fanático religioso, mas sem conseguir aguentar o peso da religião e sem nunca ter vivido o evangelho pleno, abandonou mulher e filhos quando estes ainda eram crianças. Com o tempo, vira mendigo e já não reconhece mais a família. O conhecimento que tinha da Bíblia, no entanto, é usado agora para alertar as pessoas que passam por ele nas ruas da cidade. Tião de Deus, como é conhecido, está sempre anunciando o fim do mundo, muitas vezes de forma equivocada. As pessoas passam por ele e o chamam de maluco. Outros refletem sobre suas palavras, dependendo do momento que estão vivendo. Outros ainda se assustam quando ele fala da condenação eterna, da grande meretriz e do inferno.

Esmirna Ferreira da Silva (Adriana Londoño) – Mãe de Wallace e Robinson, ex-mulher de Tião de Deus. Foi abandonada pelo marido e criou os dois filhos sozinha. É sempre fiel a Jesus, independente das tribulações que enfrenta. Tribulação que começa na própria casa com os filhos que são avessos à sua fé, desencadeando vários conflitos familiares. Wallace e Robinson culpam a Deus pelo pai ter ido embora de casa. Não sabem como a mãe ainda acredita que Deus existe e que os ama. Trabalha na luxuosa casa dos Aisen e, muitas vezes, precisa lidar com o escárnio e a chacota que seu patrão Henrique faz dos crentes. Apesar de todas as lutas, esta bondosa mulher segue com perseverança. Com muita paciência e sabedoria influenciará a vida de Bruno, filho de Henrique e Estela, falando sobre Jesus para ele.  

Robinson (Bruno Daltro) – Filho mais velho de Esmirna e Tião, irmão de Wallace. Desempregado, Robinson se envolve com tráfico de drogas e pequenos delitos. Sua mãe muitas vezes é chamada para ir pegar o filho drogado, caído na sarjeta. Esmirna vai até o filho e o carrega para casa. No futuro, irá se tornar um grande pregador no tempo da tribulação e passará por todos os tipos de adversidades. Será um dos santos da resistência.

Wallace, o HD (Paulo Vilela) – Filho de Esmirna e Tião, irmão de Robinson. Espirituoso, sonhador e genial, tem o apelido de HD por ser um hacker habilidoso – o que o leva à delinquência. Ajuda os colegas a desbloquear celulares roubados e invade computadores de atrizes para descobrir nudes, traições e fazer extorsão.  Sua vida muda radicalmente quando vai trabalhar nos EUA, na empresa de Benjamin. Conhecerá hackers "do bem", ou "hacktivistas", cuja principal bandeira é a liberdade de informação. É dono das ideias mais malucas e mirabolantes, aquelas que parecem não ter serventia alguma. Foi dele a sugestão de se criar um aplicativo do amor para que as pessoas não se sintam sozinhas. Tímido com mulheres e cheio de complexos, apaixona-se por Melina, a secretária androide. HD não consegue se relacionar com garotas comuns. Melina – ou Mel, como ele a chama carinhosamente, não lhe oferece nenhuma ameaça. É claro que esse romance não pode dar certo. Com Melina, no entanto, HD aprende a enfrentar seus medos e, com a ajuda da androide, tenta encontrar um amor verdadeiro. É um amigo leal a Benjamin e vai tentar alertá-lo em relação a André.

 

FAMÍLIA QUEIROZ

Rodrigo Queiroz (Edson Montenegro) – Pai de Bárbara. Professor, historiador e arqueólogo com mestrado e doutorado em história antiga e estudos bíblicos. Muito respeitado no meio acadêmico por suas descobertas arqueológicas, ele também domina grego, hebraico, latim e aramaico. Ajuda o policial César a desvendar os crimes ligados ao Apocalipse. Apesar de conhecer a Bíblia e ter sido cristão, apostatou de sua fé, não acredita mais em Deus. Vai para Israel realizar importantes escavações arqueológicas.

Bárbara Queiroz (Li Borges) – Filha de Rodrigo. Linda, inteligente e bem-sucedida, divide apartamento com Zoe, sua melhor amiga. As duas trabalham na mesma emissora. Bárbara é âncora do principal telejornal. Tem uma boa relação com o pai, apesar do pouco contato. Cansada de não encontrar namorado – e preocupada com seu relógio biológico – decide fazer uma produção independente. O pretendente é seu amigo Diogo Ferreira, que topa o acordo. Começam uma relação aberta, sem compromisso, mas Bárbara acaba se apaixonando por ele e engravida. Ciumenta e possessiva, o que era para ser um "negócio” acaba virando uma conturbada relação amorosa.

 

 

TELEJORNAL

ARTHUR PESTANA (JUNNO ANDRADE) – Editor-chefe do telejornal, divide a bancada com Bárbara. Estressado, acredita numa   máxima do jornalismo: “bad news, good news”. Apaixonado por Zoe, faz tudo para reconquistá-la – tiveram um namorico rápido no passado. Vai persegui-la profissionalmente e tentar prejudicá-la quando ela se envolver com Benjamin.

Chico Gouveia (Andrey Lopes) – Cinegrafista competente e arrojado, é um ótimo profissional. Sua vida pessoal, no entanto, é um desastre. Apaixonado por Celeste Beyonce, faz tudo para satisfazer os caprichos da amada, que faz dele gato e sapato. No trabalho, é ousado, criativo, mas quando o assunto é Celeste, fica bobo e inseguro. Chega a se endividar e mesmo a faltar ao trabalho por causa dela. Braço direito de Zoe, vai acabar entrando em algumas "frias" no telejornal por causa desta paixão desenfreada e doentia e se envolver em situações hilárias.

Celeste Beyonce (Thaissa Carvalho) – Linda e sedutora, o sonho desta produtora é virar garota do tempo na emissora de televisão. Suburbana, desbocada, divertida e, de certa forma, ingênua, Beyonce não mede as consequências dos seus atos. Não percebe que sua obsessão para ser aceita pode lhe custar caro. Enquanto não estoura nas redes sociais e nem emplaca como garota do tempo, segue se envolvendo em mil confusões. Quer ficar famosa –  já criou vários canais, mas nenhum deu certo ainda. Autoconfiante, ela "se acha". É capaz de loucuras para chamar atenção e ganhar "curtidas", deixando Chico morto de ciúmes.

 

DELEGACIA

Alencar (Roberto Bataglin) – Ético, pragmático, cético e meticuloso, Alencar é um delegado muito experiente. Ironiza Luis Sardes quando este tenta lhe provar que estão diante de um serial killer. Para Alencar, esse tipo de crime é coisa de filme americano. Sente muito a morte do amigo, por quem nutria profunda admiração.

Luis Sardes (Marcelo Argenta) – Pai de César Sardes. Marido de Ana. Policial experiente, perfeccionista, sagaz e destemido, será responsável pela investigação dos crimes praticados na primeira fase da novela. É correto e incorruptível no trabalho. Em casa, porém, engana a esposa envolvendo-se em casos de adultério. Religioso, mas hipócrita quando se trata de viver o que prega. Tem adoração pelo filho César.

Guido Fontes (Cleiton Morais / Roberto Birindelli) – Delegado. Obstinado, estrategista, paciente, honesto e meticuloso. No início da carreira como policial, foi aprendiz de Luis Sardes e aprendeu muito com ele. Tem grande carinho por César por conta dessa ligação do passado com seu pai. Torna-se uma espécie de mentor de César e se sente na obrigação de zelar por ele numa relação de pai e filho. Os dois só não se entendem quando o assunto é religião. Entusiasmado estudioso da ufologia, acredita que existe vida em outros planetas.

Dudu Poeira (Igor Cosso) – Policial, bom investigador, mas corrupto. Fã de Celeste Beyonce, vai se meter em encrenca por sua causa. Faz um certo corpo mole no trabalho e está sempre armando esquemas com os bandidos – como é o caso de Robinson, filho de Esmirna.

Natália Menezes (Samara Felippo) – Filha de Henrique e Ângela. Policial competente e intrépida. Natália cresceu conhecendo a Deus, mas pouco se relaciona com Ele. A vida inteira ouviu sua mãe dizendo para ela trabalhar e não depender de homem nenhum, ressentida por ter sido trocada por outra mulher. E foi exatamente o que Natália fez. Tornou-se uma mulher linda, independente, que só foca no trabalho. Sua vida amorosa é bastante tumultuada. Está sempre envolvida com homens complicados e tem um caso com César. No fundo, é uma mulher triste e tem medo de se tornar como sua mãe, amarga e solitária. Natália tem pouca convivência com o pai, a quem no íntimo nunca perdoou por tê-la abandonado ainda garotinha. Sentimento que nem mesmo ela compreende. Tem uma relação conflituosa com a mãe, mas mesmo assim cuida dela e a ampara.

 

OUTROS PERSONAGENS

Brenda (Pérola Faria) – Brenda é fera em tecnologia. Começa a trabalhar como estagiária na empresa de Benjamin. Com seu jeito independente e descolado, logo se torna indispensável e vai acabar ajudando o chefe em suas incursões como hacker. Vai se apaixonar por HD e, enquanto não for correspondida, descontará sua frustração em Melina. Com ciúmes do amor que ele sente pela máquina, irá mexer na programação da androide, criando muita confusão e situações cômicas na empresa.

Gloria Solani (Nina De Pádua) – Governanta da casa dos Montana, Glória é uma mulher correta, distinta, séria, mas muito amável. Sempre teve adoração por Adriano, que viu crescer. Gloria é a única que percebe alguns comportamentos incoerentes de Ricardo quando este ainda é uma criança. Guarda um segredo em seu passado e sofre todos os dias por isso.

Diogo Ferreira (Freddy Costa) – Empresário da noite, bonito, charmoso e mulherengo. Veio de Angola para estudar economia, mas acabou se apaixonado pela música e pelas pessoas. Chega a ter um rápido relacionamento amoroso com Alice, cantora que se apresenta como Lili Star em seu bar. Vai ter um caso conturbado de amor com Bárbara Queiroz – a princípio como amigos que querem ter um filho, mas que logo se transforma numa paixão mal resolvida.

Luca Pérgamo (Ricardo Duque) – Amante de Débora. Italiano e amigo da família Montana, Pérgamo é um dos assessores de Ricardo Montana e será seu parceiro na venda das cotas da Cidade do Futuro. Apesar de frequentar a Sagrada Luz, idolatra o dinheiro.  Vive para ele e não joga para perder. No período da tribulação, sua conduta irá mudar a partir do testemunho dos santos da resistência, o que colocará sua vida em risco.

Zé Bento (Renato Livera) – Enfermeiro no hospital Aisen. É um profissional confiável, correto, mas com o tempo, começa a agir de forma estranha e paranoica anunciando que o mundo está com os dias contados. Tem fobia do número 666. Aluga um quarto na casa de Esmirna porque sua casa antiga tinha esse número. Estoca no porão de sua residência alimentos, medicação, água, gerador de energia, armas, munição e todo tipo de recursos de que necessitaria para viver por um bom tempo no "fim do mundo". Funda a seita "Filhos do Amanhã". Investido desta autoridade mística, consegue arrebanhar seguidores capazes de se entregar completamente – e sem questionamento – aos seus princípios, por mais absurdos que eles pareçam a quem está de fora. Zé Bento exige de seus fiéis subserviência total e é servido por um séquito até mesmo nas mais prosaicas tarefas do dia a dia. Terá problemas com a polícia.

Ariela Feld (Laryssa Ayres / Leona Cavali) – Esposa de Uri, de quem logo se separa. Judia laica. Na juventude, ao se mudar dos Estados Unidos para Jerusalém, sua família adotou uma postura ortodoxa, mas ela nunca se comportou conforme os preceitos da religião, apesar de disfarçar bem. Atirada e aventureira, descortinou um mundo de possibilidades para Débora, de quem se tornou cúmplice nas baladas e em tudo o que não era permitido para jovens religiosas. A amizade, porém, acabou no dia em que virou as costas para Débora no momento em que ela mais precisou. Há tempos se desviou da religião judaica. Controladora, ambiciosa e sempre em busca de adrenalina, nunca hesitou em ter seus casos extra-conjugais. Logo se cansa do marido Uri e pede o divórcio. Trabalha no Conselho das Nações em um cargo administrativo de grande responsabilidade. É conhecedora profunda de muitas línguas e dialetos antigos – inclusive alguns idiomas considerados extintos.  Depois que se separa do tio de Benjamin, se envolve com Adriano, marido de Débora, acendendo a ira da vilã. Será braço direito de Ricardo na sua ascensão como o Anticristo.

Tiatira Abdul (Yana Sardenberg / Carla Marins) – De família cristã, Tiatira é uma árabe israelense que sente orgulho de servir ao país. Amiga de Hanna no exército, Titi – como é chamada -, possui uma fé genuína e vibrante, mas respeita Hanna, que não quer ouvir falar a respeito. Depois de cumprir o serviço militar, vai para os EUA e se torna uma grande cientista. Trabalha no laboratório de Susana, de quem se torna amiga. Tiatira também se envolve em campanhas humanitárias ao lado de Ricardo. Mesmo sendo cristã, adora consultar cartomantes e videntes para saber o futuro. Aos poucos, vai se afastando de sua fé e incorporando outras crenças no seu dia-a-dia, como culto a deuses pagãos. Seu fraco são os homens mais novos com quem se relaciona sem compromisso.

Dylan (Marcelo Valle) – Cientista que trabalha com Uri na Agência Espacial. Sua pesquisa, ligada ao estudo de asteroides, fará com que ele se interesse pela doutrina do Design Inteligente – criada por um grupo de cientistas que acredita que a perfeição da Natureza comprova a existência de Deus. Entrará em conflito com Uri por conta disso.

Nicanor Duarte (Jayme Periard) – Motorista da família Aisen e acima de qualquer suspeita. Gentil, dedicado, solitário, pacato e trabalhador. É um homem reservado e introspectivo, fala pouco de sua vida. O que ninguém desconfia é que Nicanor é um homem com graves desvios psiquiátricos e que está disposto a fazer o juízo final com as próprias mãos. Fanático e perigoso, ele planeja limpar a humanidade de suas iniquidades, pois estão desonrando a Deus. Ajudará César a desvendar uma série de crimes misteriosos.

Lúcio (Augusto Zacchi) – Formado em direito, é o escrivão da delegacia sob o comando do Delegado Guido, onde trabalham também César, Natália e Dudu Poeira. É inteligente, estudioso, focado, observador, sistemático, meticuloso e organizado, o que o ajuda muito no seu trabalho cotidiano e burocrático, organizando processos, inquéritos e toda a sorte de documentos legais. Tem uma memória prodigiosa, sobretudo fotográfica.  E capaz de lembrar das palavras dos depoentes, descrever como estavam vestidos, assim como detalhar os objetos apreendidos nas investigações e que ficam sob sua guarda. Simpático, porém, muito reservado, não costuma se envolver nas confusões dos colegas mais explosivos. Por sua personalidade sensata costuma ser procurado pelos colegas quando eles querem desabafar, pois confiam em seu bom senso e discrição, o que fazem dele um ótimo confidente. Preza muito por sua privacidade e não gosta de lugares lotados e multidões. 

Ana Sardes (Maytê Piragibe) – Esposa de Luis Sardes. Mãe de César.  Vive um casamento conturbado com o marido. Religiosa, é muito apegada às tradições. Ama sua família. Não tem ideia das traições de Luis.

 

ELENCO DE APOIO:

Nina (Ray Erlich) – Enfermeira do Hospital Aisen. Honesta, bom caráter.

Greta (Fran Elmor) – Secretária do Ricardo Montana. Bonita, elegante. Sabe lutar e usar armas. Ela também atuará como segurança do Ricardo Montana, quando for necessário. Ninguém sabe que ela é segurança dele. A princípio, é apenas uma simples secretária.

Dra. Gláucia (Aimee Espinosa) – Médica do Hospital Aisen. Tem um caso com Henrique.

Berenice (Juliana Lucci) – Conhecida como Berê, trabalha na limpeza do hospital. Faz alguns bicos também como faxineira na Mansão dos Aisen, quando necessário. Ficará fascinada com o discurso de Zé Bento, quando ele fundar a seita "Filhos do Amanhã". Será uma fiel fervorosa dessa seita. É fã de Celeste Beyonce.

 

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

João (Ator não divulgado) – Apóstolo de Jesus. Magro, sereno, sábio e com uma fé inabalável. Homem cheio de vigor, apesar da idade avançada. Em 95 d.C., na Roma antiga, dominada pelo imperador Domiciano, é condenado à morte e colocado dentro de um caldeirão com óleo fervente, mas sobrevive intacto. Domiciano, então, o envia à prisão na ilha de Patmos, onde João profetizará o fim do mundo no Livro do Apocalipse, através de visões que lhe são reveladas pelo Senhor Jesus.

Moisés (Ator não divulgado)  – Libertou os hebreus da escravidão do Egito e os conduziu pelo o deserto durante 40 anos. Profeta, operou grandes maravilhas em nome de Deus como a abertura do Mar Vermelho. Recebeu de Deus Os Dez Mandamentos e os ensinou ao povo. Sua aparição inesperada depois do arrebatamento causa grande comoção em todo o mundo. Moisés desce dos céus, ao lado do profeta Elias, para pregar o Evangelho. Desde o momento de sua chegada a Jerusalém, os dois converterão multidões, mas também serão ferozmente perseguidos pelo Anticristo e seus seguidores. Receberá poderes sobrenaturais. Apenas depois que cumprirem sua missão na Terra, Deus permitirá que eles sejam mortos, ressuscitando-os e levando-os em seguida para os céus. Os dois estarão ao lado de Jesus na segunda vinda de Cristo, por ocasião da Batalha do Armagedom.

Elias (Ator não divulgado) – O profeta Elias, cuja história é contada no livro bíblico de 1 Reis, viveu no reino de Israel por volta do século IX a.C. De acordo com a Bíblia, ele defendeu a fé no Deus dos hebreus contra a veneração ao deus pagão Baal. Entre outros milagres, fez chover fogo dos céus, ressuscitou mortos e foi arrebatado aos céus ainda em vida, levado por um carro de fogo. Na crença judaica, o retorno de Elias precede a vinda do Messias. Na novela, Elias é, ao lado de Moisés, uma das Duas Testemunhas que descem dos céus para anunciar o Messias e pregar o Evangelho na Terra. Eles surgem em Jerusalém, vestidos com panos de saco – usados em sinal de luto – e suas palavras poderosas e impactantes convertem um grande número de pessoas. Com a notícia da chegada de Elias e Moisés se espalhando pelo mundo, os judeus começam a acreditar que a profecia está se cumprindo e que seu esperado Messias está a caminho.  Mas muitos os rejeitam e os perseguem com xingamentos e maus tratos, tentando inclusive matá-los várias vezes. Esses dois homens, porém, terão poderes ilimitados e sobrenaturais, concedidos pelo próprio Deus. Serão capazes de impedir que a chuva caia, transformar água em sangue, devorar os inimigos com o fogo que sairá de suas bocas e ferir a terra com todo tipo de pragas. Mas nada conseguirá detê-los até que sua missão esteja cumprida. Depois dos primeiros três anos e meio de tribulação ou 1260 dias, como previsto na Bíblia, Moisés e Elias concluem o seu testemunho e sua missão na Terra. Só então são emboscados e mortos pelo Anticristo. Seus cadáveres ficam estirados na praça principal de Jerusalém por três dias e meio e Ricardo não permite que sejam sepultados. No entanto, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, penetra os corpos de Moisés e Elias e os dois ressuscitam, subindo ao céu numa nuvem, sendo contemplados por seus inimigos que presenciam tudo, aterrorizados. Nesse momento, há grande terremoto na cidade e muitas pessoas morrem. Outras tantas, no entanto, sobrevivem e dão glórias a Deus.










Tati Quebra-Barraco perdeu 29kgs e aparece com maiô cavado, e vira piada

O Outro Lado do Paraíso, urgente! Morte de Tenório deixa Duda na pior