O que é o edamame e por que tantos nutricionistas estão aderindo ao alimento?



produtos derivados soja 0917 400x800

O ingrediente de nome esquisito e engraçado nada mais é do que a vagem de soja verde – ela colhida antes de os grãos amadurecerem e ficarem amarelinhos, como normalmente conhecemos. O edamame, assim como a soja, é livre de glúten, tem poucas calorias, nada de colesterol e é uma excelente fonte de proteínas, além de conter ferro e cálcio.

Edamame: benefícios da vagem de soja

A vagem da soja conhecida como edamame tem sido idolatrada por nutricionistas e antenados do mundo fitness por ser rica em proteína e pobre em carboidrato. Assim, o vegetal, que é bastante consumido na cozinha oriental, possui um valor calórico bem pequeno de apenas 120 kcal por cada 100 gramas.

edamame vagem de soja 0917 400x800

Além de importante fonte de proteínas e aminoácidos essenciais, a soja pode contribuir para controle dos níveis de colesterol bom e da pressão arterial. Por esses motivos, e também ser rico em fibras vegetais, o edamame diminui o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Em sua composição há ainda as isoflavonas, compostos orgânicos mais abundantes na soja e seus derivados, que têm sido associados à prevenção de osteoporose, sintomas da TPM e efeitos colaterais da menopausa. Seus minerais – cálcio, fósforo e potássio – também ajudam a regular fluídos do corpo e o açúcar do sangue, combatendo retenção de líquidos, inchaço, enxaqueca e dores de cabeça.

Soja: como consumir

(Visto em Vix)